quinta-feira, 20 de agosto de 2015

O Sistema Nervoso

Antes de entrar no assunto principal que é o Telencefalo, vamos dar uma breve explicação sobre o Sistema Nervoso como um todo.
O Sistema Nervoso é o motor de todo o nosso corpo, tudo o que fazemos, sentimos e pensamos é projetado e concluído no Sistema Nervoso. O Sistema Nervoso é dividido em Sistema Nervoso Central e Periférico.

SISTEMA NERVOSO CENTRAL
É o centro do pensamento, sentimento, memória, fala, visão, audição, movimentos, entre outros, controlando e coordenando as funções do organismo. Recebe, estimula, interpreta, desencadeia a resposta adequada e desenvolve a saída motora, sendo composto por bilhões de células nervosas e células da glia, junto com vasos sanguíneos e uma pequena quantidade de tecidos conjuntivos.
O SNC é formado pelo encéfalo e a medula espinhal, e o SNP pelos gânglios, nervos e terminações nervosas, que se emergem  do encéfalo e da medula espinhal. E a divisão funcional é sistema nervoso somático e sistema nervoso visceral, possuindo dois nervos sensitivos (via aferente) e dois nervos  motores (via eferente), com excesso dos nervos motores do sistema nervoso visceral que se divide em sistema nervoso simpático e parassimpático.
A maior parte do encéfalo é o cérebro que ocupa a caixa encefálica ou crânio, cujo o padrão é de acordo com cada pessoa. A sua estrutura são denominadas sulcos, quando são rasas, e fissuras quando profundas. As fissuras, e alguns sulcos que delimitam quatro áreas funcionais: frontal, parietal, temporal e occipital. Uma crista na sua superfície é denominada giro. No centro do encéfalo encontra-se o tálamo que atua como retransmissor do encéfalo. Sendo assim em torno dele existir o sistema límbico que é responsável pelo comportamento, instintos informações sensoriais.

ENCÉFALO: cérebro, maior parte do encéfalo que faz conexões com o corpo todo. Cerebelo, segunda maior parte do encéfalo, sendo responsável por equilíbrio e postura, situado atrás do tronco encefálico. E tronco encefálico, região mais baixa principalmente “automática” do encéfalo, que regula as funções vitais, como batimento cardíaca e respiração.
CERÉBRO: telencéfalo, ele é dividido em  córtex  cerebral, substância branca (fibras mielínicas) e núcleos da base, sendo a área sensitiva e motora do córtex cerebral, e o córtex cerebral é subdividido em alocórtex e isocórtex e diencéfalo, possui tálamo, hipotálamo e a hipófise como principais componentes.

CEREBELO

TRONCO ENCEFÁLICO:  bulbo, mesencéfalo e ponte, a junção destes é o local de sápida e de entrada  dos 10 pares dos nervos cranianos verdadeiros. O bulbo recebe várias informações de  vários órgãos do corpo, controlando as funções autônomas, chamadas de vida vegetativa, como: batimentos cardíacos, respiração, pressão do sangue, reflexos de salivação, tosse, espirro e o ato de engolir. O mesencéfalo  é responsável por algumas funções como a visão, audição, movimento dos olhos e movimento do corpo. E a ponte participa de algumas atividades do bulbo, é também um centro de transmissão de impulsos para o cerebelo.
As fibras nervosas da medula espinal ligam o encéfalo ao tronco e aos membros superiores e inferiores. O encéfalo está diretamente conectado aos órgãos dos sentidos, na cabeça, pelos nervos cranianos, mas precisa da medula espinal para conduzir informações e para todo o corpo. A medula é mais do que um condutor passivo para sinais nervosos, e quando necessário ele pode assumir funções do cérebro, como por exemplo, nos atos reflexos. Portanto a medula são axônios com cerca de 40 a 45 cm de comprimento, se estende desde a base do encéfalo até a região lombosacral da coluna vertebral. Ela se ramifica para fora da medula espinal 31 pares de nervos espinais , que conectam à pele, aos músculos e as outras partes de membros, tórax e abdômen. Os nervos conduzem as informações internas do corpo e transmitem o sentido do tato originado da pele. Eles também levam informações motoras a músculos do corpo todo e as glândulas no tórax e abdômen. Sua organização interna, tem um âmago de substância cinzenta em formato de borboleta, ele se compõem de corpos de neurônios  e fibras nervosas sem bainha de mielina. E em torno dela esta a substância branca, composta principalmente por tratos de fibras nervosas mielínicas que transportam impulsos nervosos para cima e para baixa na medula, entre o encéfalo e o corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário