terça-feira, 18 de agosto de 2015

Desenvolvimento do Telencéfalo na infância

O telencéfalo localiza-se no SNC, em uma parte que se chama prosencéfalo, onde compreende além do telencéfalo o diencéfalo também.
Nesse estudo iremos aprofundar sobre o telencéfalo.
Com o decorrer do desenvolvimento do sistema nervoso, as partes laterais do prosencéfalo aumentam desproporcionalmente e por isso acabam recobrindo a porção central, assim origina-se o telencéfalo e o diencéfalo.


Logo após  de aparecer as vesículas ópticas (diencáfalo) um outro par de divertículos aparece , mais dorsal e rostralmente, as vesículas telencefálicas, as primeiras dos hemisférios cerebrais e suas cavidades formam os ventrículos laterais. Pouco a pouco vai se formando o pólo central e o temporal e só depois o occipital começa a ser visualizado. O crescimento desses hemisférios não é igual e a região entre os pólos frontal e temporal fica contida, constituindo a ínsula.
No começo do desenvolvimento o telencéfalo, a superfície dos hemisférios cerebrais é lisa, porém com o crescimento surgi então sulcos e giros, e isso promove o aumento da superfície do córtex sem necessitar de grande aumento do tamanho do crânio. Esses primeiros sulcos surgem nas áreas filogeneticamente mais antigas, como o sulco do cíngulo e o sulco do hipocampo da parte límbica, entre outras.
Assim quando o feto nasce o peso dobra durante os primeros nove meses, e lá pelos seis anos atinge 90% do peso do adulto. Isso se dá porque a produção de células glia está ocorrendo, existe a formação de dendrito e mielinização dos axônios.
Depois do seu desenvolvimento o telencéfalo compreende os dois hemisférios cerebrais e uma pequena parte mediana, que se encontra na parte anterior do 3º ventrículo e constituída pela lâmina terminal, essa une os dois hemisférios e as comissura anterior.

Referências
Livro Dangelo & Fattini; Anatomia Humana
http://www.famema.br/ensino/embriologia/sistemaneurologico2.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário